Visão sucinta dos recursos de um GeoBI com MicroStrategy.

Quando iniciei minha qualificação com Microstrategy em 2013 fiquei impressionado com os Dashboards que contiam mapas, era algo magico e deslumbrante como pode ser notado no vídeo “MicroStrategy 2 min – maps and geo analytics” produzido este ano, está magia me levou aos poucos a aprofundar no assunto, o qual no início da empreitada não foi tão rápido ou fácil de aprender, hoje posso indicar o seguinte “WEBCAST – Easily Add Maps and Geo Analytics in MicroStrategy” que explica os recursos suportado por padrão pela plataforma MicroStrategy porém ele não se aprofunda nos recursos de Location Inteligence possíveis no MicroStrategy.

Em uma visão sucinta dos recursos produzíveis de GeoBI no MicroStrategy, baseados em minha experiência de mais de três anos com BI somados aos conhecimentos adquiridos até o presente momento em matérias cursadas na pós-graduação em geoprocessamento da PucMinas, contribuo com os recursos produzíveis na plataforma de BI MicroStrategy enumerados abaixo.

  1. Dimensões geográficas -> Composição de um ou mais recursos da listagem sequinte;  registro geocodificado com latitude e longitude, serviço geográfico(ESRI-REST), shapefiles, KML, Layout Image Maps somados a tabela em banco de dados, cubo microstrategy ou em geodatabase para mapeamento OLAP.
  2. Fato/Metricas geográficas -> Informação quantitativa ou qualitativa geográfica produzida utilizando procedures em bancos geográficos, procedimentos de webserver geográfico(WFS-T), Algoritmos R, ferramentas de GIS(QGIS,ARCGIS Desktop) ou com ferramentas de ETL como geokettle e Talend Spatial.
  3. Funções OLAP MicroStrategy:
    • Algoritmos R -> para suporte a analise geográfica utilizando-se de operações de consulta geográfica, geoestatisca e modelos matemáticos.
    • Algoritmos R Cognitivo -> para sensoriamento remoto utilizando imagens RASTER e ML.
    • Conversão/Adaptação de Algoritmos R Cognitivo ou de ML de serviços SaaS como IBM(Watson) ou Azure.
  4. Mashups Geográficos -> Notação HTML composta por algoritimos javascripts, R ou com IFrames integrados serviços/programas criados in home ou de terceiros para formação do recurso mashups.
  5. Plugins/Widgets  -> Extenção de funcionalidades do MicroStrategy com a criação de Widgets Maps para Analises Visual.

 

A Listagem acima tem o objetivo de uma breve introdução das possibilidades de recursos que podemos dispor na aplicação da Inteligência Geográfica aplicada aos Negócios a ser utilizada nos próximos artigos de exemplo ou hangouts para demonstração pratica de GeoBI.